terça-feira, 12 de abril de 2011

10 fatores críticos para elaborar projetos bem sucedidos

10 fatores críticos para elaborar projetos bem sucedidos

O consultor em Gestão de Projetos conceitua a importância do planejamento, e relaciona alguns aspectos com os eventos esportivos que se realizarão no Brasil a partir de 2014. >> Leia Mais.


Ricardo Barbosa define 10 fatores críticos para elaborar projetos bem sucedidos

O consultor em Gestão de Projetos conceitua a importância do planejamento, e relaciona alguns aspectos com os eventos esportivos que se realizarão no Brasil a partir de 2014

As datas para Copa do mundo e as Olimpíadas sediadas aqui no Brasil estão chegando, o país está investindo cada vez mais em infraestrutura para conseguir acomodar e receber bem os turistas que virão prestigiar os grandes eventos esportivos de 2014 e 2016. Esses acontecimentos são exemplos de como a gestão de projetos pode influenciar em diversas áreas simultaneamente, e o desafio dos gestores de todas as empresas envolvidas, é entregar todos os projetos de infraestrutura no prazo, escopo, qualidade e os custos definido pela empresa e cliente.

De acordo com estatísticas do Standish Group, apenas 16% dos projetos são concluídos dentro do prazo, pois deixam de seguir o planejamento inicial e por falta de controle não abortam ou não alteram o plano. Para que qualquer projeto seja desenvolvido com sucesso é preciso seguir conceitos básicos.

O consultor Ricardo Barbosa, especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP e diretor executivo da Innovia Training & Consulting, empresa especialista em treinamento e consultoria empresarial, conceitua fatores críticos que determinam a eficácia de um projeto, que são eles:

  • Designação do gerente do projeto na fase inicial, entretanto é preciso levar em consideração não apenas as competências técnicas, mas avaliar se o gerente é capaz de liderar a equipe;
  • O apoio da alta direção da empresa é importantíssimo para a conclusão do projeto;
  • Apurar as lições aprendidas com projetos anteriores e cuidar para não cometê-los no projeto atual;
  • Analisar o campo de atuação e os stakeholders (São as partes envolvidas em um processo, tanto diretamente quanto indiretamente, em longo ou curto prazo);
  • Definir o escopo, ou seja, ter claramente as etapas do projeto em mente;
  • Selecionar e desenvolver uma equipe que tenha características compatíveis ao projeto que será realizado;
  • Definir quais são as funções de cada setor da equipe e determinar suas responsabilidades e ações;
  • Analisar os riscos, isso evita que alguma surpresa e imprevisto atrapalhe os planos;
  • Envolver e incluir o cliente durante todas as etapas do projeto;
  • Estabelecer pontos de revisão no final de cada etapa do projeto;
Segundo o que foi apontado pelo consultor Ricardo, é possível perceber que para concluir a tempo as grandes obras de infraestrutura para a Copa e as Olimpíadas é preciso que esses fatores sejam seguidos e aplicados o quanto antes pelos gestores, se isto for feito todos poderão prestigiar a festa mundial do futebol da melhor forma possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.